Full width home advertisement

Métricas e Dados

Marketing Digital

Post Page Advertisement [Top]


No Brasil, apesar da popularidade de uns anos para cá, não ficou bem difundido qual a função específica de um SEO e nem que tipo de conhecimentos ele tem de ter para fazer a função específica.
Começando com o tipo de conhecimento, um SEO precisa ter uma visão geral sobre várias áreas para realizar um bom trabalho.
O objetivo de um profissional de SEO é trazer visitas orgânicas, ou seja, gratuitas a um website.
Com esse comentário, deixo claro que este profissional não precisa entender de Google Ads (antigo Adwords), e muito menos de mídias sociais, algo que é sempre pedido pelas empresas quando estão com uma vaga disponível para esta função.
Porém, é trabalho do SEO entender bem quem é o seu público, então, é inteligente pegar dados, tento do Adwords quanto das mídias para entender melhor quem está interessado em seu cliente.
Isso abre espaço para as métricas, que tem como carro chefe a poderosa ferramenta Google Analytics, que é o medidor de sucesso de uma estratégia bem desenhada na internet.
Para realizar auditoria nos sites, o SEO necessita conhecimento intermediário em HTML, CSS e JavaScript; o HTML para gerenciar a semântica do site, CSS para evitar códigos duplicados ou excessos de "div's style" dentro do código e JavaScript para evitar a sobrecarga de requisições.
Vale lembrar que um profissional de indexação não necessita programar, basta entender o que pode ser otimizado.
O planejamento de audiência e conversões também é dever da função. Para isso, é indispensável o conhecimento em algumas ferramentas como o Semrush ou Hrefs.
A estratégia de conteúdo também faz parte do pacote, mas não escrever, para isso, um jornalista ou um web writer são mais efetivos.
Em resumo geral, um SEO tem que:
Ter conhecimento em programação web;
Saber extrair dados;
Criar planejamentos de conversões;
Usar ferramentas de medição de audiência;
Manjar de métricas.

O SEO não faz:
Campanhas de Ads (para isso existe o performance)
Redes sociais (jamais)
Escrever postagens (o SEO faz o planejamento do que escrever, e somente isso).

Claro que tem mais algumas atividades que está dentro da função que infelizmente não entraram no texto, mas de modo geral, é isso. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]